Stellar Circuits – “Sight To Sound” (2023)
Nuclear Blast Records
#ProgressiveMetal
Para fãs de: Caligula’s Horse, Sleep Token, Artificial Language
Texto por Lucas David
Nota: 7,0
Em seu segundo álbum, o Stellar Circuits chegou com a missão de sair da zona de conforto. “Sight To Sund” é um disco que mostra as habilidades do quarteto, com compassos intrincados e produzindo um som cheio de mudanças de gênero, que desafia os músicos e também os ouvintes.
As mudanças são vistas logo no início, onde o frontman Ben Beddick faz um rap sobre uma linha de baixo em “Catch Your Death”, mostrando que o disco foi feito para pegar você com a guarda baixa. Em “Witch House” a banda mostra um riff frenético que logo muda para uma levada mosh pit, enquanto os vocais mais pesados se transformam em um poderoso gancho melódico, tudo no espaço de 60 segundos. Isso acaba se repetindo no álbum todo, e no caso de “Witch House” funciona bem, porém depois de um tempo a desorientação pela quantidade de ideias que a banda quis colocar no álbum acaba ficando forte, e cobra um preço alto pelo cansaço.
Mas o disco mostra alguns momentos com mais clareza e que conquistam o ouvinte. “Skull Beneath The Smile” tem algumas passagens mais satisfatórias com a abordagem mais suave de Beddick contrastando com o peso das guitarras de Jared Stamey e Jesse Olsen. Da mesma forma, o baterista Tyler Menon suaviza a faixa-título com alguns toques nos pratos, abrindo um espaço para respirar. A mistura de Prog Metal da banda atinge todo o seu potencial em momentos como este, onde cada parte soa desarticulada e isolada, mas que se juntam harmoniosamente.
“Sight To Sound” é um disco que você precisa ouvir com fones de ouvido ou repetidamente para que tudo seja propriamente absorvido. Existe muita personalidade nas músicas e para aqueles que procuram um trabalho robusto de guitarra, além de compassos diferentes e intrincados, esse é o seu álbum. Com a saída da zona de conforto, a ambição da banda pela quantidade de coisas presentes em cada faixa pode atrapalhar o acesso de ouvintes fora do estilo. Porém, de tempo ao tempo, escute com calma, e você irá encontrar um ótimo material.