Whiskey Ritual – “Black Metal Ultras” (2019)
Folter Records
#BlackMetal, #BlackNRoll
Nota: 8,5
Brutalidade, ódio, violência, bebedeira e, é claro, uma boa dose de Rock n’ Roll! É assim que o grupo italiano Whiskey Ritual se apresenta. E, para ser sincero, conseguem colocar tudo isso na sua música de forma direta e consistente. Praticando um Black Metal, mas muito, muito próximo do que se convencionou chamar de “Black n’ Roll”, o quinteto chega agora ao seu quarto álbum despejando uma fúria e agressividade bem peculiares.
Formado em 2008 como um projeto paralelo de músicos de outras bandas, o grupo passou a ser tratado como prioridade pelos seus membros, o que foi algo ao meu ver correto, vez que sua música contém todas as características que agradam os black metallers, como, por exemplo, peso, sujeira, satã, sexo e drogas.
Em pouco mais de 30 minutos e 9 faixas, o grupo passa seu recado de forma direta. Podemos destacar a faixa título, que mostra um black metal ríspido e mortal, “In The Army of Hell”, mais próxima da linha Black n’ Roll, assim como “Knock Out”, que poderia estar um dos primeiros trabalhos do Venom sem fazer feio. Outros belos destaques ficam por conta de “666 Problems”, onde a sujeira que emana das guitarras chega a “ensurdecer”, da mesma forma que “Die Hard”, onde os músicos mostram versatilidade e no cover de “Denim Demon”, do Turbonegro, o quinteto italiano mostra que entende do riscado, e que não está pra brincadeira.
“Black Metal Ultras” é um álbum direto, ríspido e sem concessões. Um trabalho que deve ser apreciado por todo fã de Black Metal, mas também pelo fã de Rock n’ Roll, que sabe que a música não tem limitações. Mesmo que o Black Metal não seja um estilo que receba bem algumas variações, vale, e muito, a audição deste petardo!
Sergiomar Menezes