Antropomorphia – “Mercyless Savagery” (2019)
Metal Blade Records
#DeathMetal, #TechnicalDeathMetal, #SymphonicDeathMetal
Para fãs de: Grave, Asphyx, Gorefest
Nota: 8,5
Adquirindo contornos épicos e atmosfera grandiosa, o Antropomorphia emprega em “Mercyless Savagery”, seu mais novo trabalho, toda técnica e paixão adquiridas e aprimoradas ao longo da carreira.
O Death Metal com ares escandinavos (embora a banda seja holandesa) é identificado logo nos primeiros acordes e, embora comece de forma brutal, vai se desenvolvendo em algo mais instigante, intrincado e envolvente.
O contraste entre o vocal visceral e o peso límpido, amparado por uma estrutura que favorece os arranjos densos e melódicos, insere o Death Metal em uma perspectiva mais abrangente, embora ainda bastante ríspida. A banda muito competente, conduzida por guitarras imponentes a cargo de Ferry Damen (também vocalista) e Jos van den Brand, passeia por nuances belas e grotescas simultaneamente, sob um rico espectro artístico.
Sendo assim, enquanto “Mercyless Savagery” – a faixa título -, introduz ao bom e velho Death sem muitos floreios. “Womb ov Thorns”, “Cathedral ov Tombs” e, principalmente, “Luciferian Tempest” já se apresentam mais sofisticadas, num meio termo entre a erudição e o primitivo. Um grande disco que merece um cantinho na sua coleção. Confira!
Ricardo L. Costa