Celtic Frost – “Into The Pandemonium” (1987) (Relançamento 2024)

celtic-frost
Compartilhe

Celtic Frost – “Into The Pandemonium” (1987) (Relançamento 2024)

Dynamo Records | Classic Metal Records
#BlackMetal #DeathMetal #AvantGardeMetal

Para fãs de: Ancient, Bathory, Triptykon

Texto por Aldemar Ferreira

Nota: 9,5

Estamos entrando em um terreno fértil da cena extrema mundial, onde uma horda em constante ascensão na Europa criou um dos discos mais intrigantes e controversos de sua carreira, até então. Sim, estamos falando de “Into The Pandemonium”, segundo álbum de estúdio dos suíços do Celtic Frost, com relançamento neste ano de 2024.

Para quem não está completamente familiarizado com este nome, já aponto que esta horda foi uma das pioneiras do gênero extremo, juntamente com o Venom e o Bathory, e sua discografia abriu espaço para que outras bandas seguissem aparecendo e constituindo a cena underground que conhecemos hoje. Mesmo com as peculiaridades de cada disco lançado, é indelével a marca do Celtic Frost na cena, principalmente com o advento deste álbum em questão. Vamos a ele.

Ao contrário do seu antecessor “To Mega Therion” (1985), que flertava com o peso sujo e desenfreado do Death/Black Metal, até então recém-inaugurado para a época, temos em “Into The Pandemonium” uma elevação dos elementos musicais em paralelo à brutalidade, com Tom Warrior (guitarra e vocais) se incumbindo de transcender o som brutal para torná-lo mais “dark” e com elementos de música clássica e erudita, sendo esta a grande particularidade do álbum.

Pela época do lançamento até os dias de hoje, os fãs estranharam bastante a mescla sonora proposta pela banda, fazendo com que esse disco fosse taxado como o “patinho feio” da discografia. Ledo engano. São esses atributos que tornaram “Into The Pandemonium” um clássico da banda, além de um grande incentivador daquilo que mais tarde seria conhecido como Avant Garde Metal.

Feitos esses apontamentos, só cabe ao ouvinte tirar suas próprias conclusões sobre essa obra-prima atemporal. Temos faixas clássicas como “Babylon Fell”, “Inner Sanctum” e a grandiosa “Caress Into Oblivion”, além das faixas bônus “In the Chapel, In the Moonlight” e “The Inevitable Factor”, executadas com completa excelência para nenhum fã se desapontar, e também versões alternativas para “One In Their Pride (Re-Entry Mix)” e “The Inevitable Factor (Alternate Vocals)”.

Não percam a chance de reviver este clássico obrigatório e tão presente na vida dos amantes da arte extrema.

Compartilhe
Assuntos

Veja também