Dead Season – “Prophecies” (2017)
Independente
#TechnicalThrashMetal, #TechnicalDeathMetal
Para fãs de: Nevermore, Opeth, Testament
Nota: 8,5
Banda francesa formada no início da década, o Dead Season lançou em meados do ano passado (embora tenha chegado às minhas mãos somente agora) esse que é seu segundo trabalho completo de estúdio. O disco sucede (com vantagens) o bom “From Rust to Dust”, de 2013.
O som dos caras é pesado quase o tempo todo e agressivo na maioria das passagens. A banda transita entre o Thrash e o Death Metal em suas versões mais técnicas e progressivas, fazendo isso com uma atmosfera bem moderna. O disco é muito bem produzido, permitindo que se aprecie com qualidade a excelente técnica dos músicos.
A cozinha é extremamente competente e mostra bastante criatividade nos momentos mais Prog. Porém o trabalho das guitarras foi o que mais me chamou a atenção, variando de momentos suaves e trabalhados, como em “Endless War”, por exemplo, até a mais pura violência do Death quando necessário. A alternância entre os vocais guturais e limpos também dá esse toque de dualidade entre brutalidade e melodia, que talvez seja a grande marca do disco.
Além da faixa acima mencionada, meus destaques vão para “Blood Links Alienation”, “Homogenetic” e “The Dissident”, partes 1 e 2, que encerram o play em grande estilo. Ao todo são 12 faixas e pouco mais de uma hora de diversão. Vale a pena conferir!
Luiz Gustavo Santos